A CORRUPÇÃO DESTRÓI O BRASIL

 

 

Por Maerle Ferreira Lima

 

 

Saibam qual é o tamanho do estrago que os corruptos causam anualmente ao nosso país, roubando vergonhosamente o dinheiro da educação, da saúde, do saneamento básico, da habitação, das estradas, dos portos, dos aeroportos, das pesquisas, dos medicamentos destinados às populações mais carentes, e por ai vai !…

De acordo com levantamento divulgado em novembro de 2012  pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD ),  baseado em dados daquele ano, o tamanho da corrupção brasileira correspondia anualmente   a   200 bilhões de reais.

Segundo os responsáveis pelo estudo, essa montanha de dinheiro que é roubada por ano é superior à soma dos valores gastos pela educação e pela saúde juntas, cujas despesas em 2012 somaram 140 bilhões de reais.

Convém destacar ainda que, em 2012, o Brasil figurou entre os países mais corruptos do mundo, ocupando a posição de número 73, quase no fim da fila. Tal situação é simplesmente vergonhosa e revoltante…

Geralmente, os ladrões do dinheiro público quando são presos  passam poucos dias na cadeia. Seus advogados são especialistas em encontrar brechas nos processos e na própria lei para beneficiá-los.

Dessa forma, conhecendo perfeitamente esses caminhos, começam os recursos de todo tipo, solicitações de revisão de processos, habeas corpus e outros instrumentos.

Os Juízes, por sua vez, sempre acatam a maioria dessas apelações e o criminoso quase sempre termina cumprindo prisão domiciliar, prestando algum tipo de serviço à comunidade, ou simplesmente pode ser liberado por bom comportamento, ou porque é um réu primário, com endereço certo e não constitui nenhuma ameaça à sociedade.

Mais revoltante ainda é que esses “vampiros” quando são soltos, saem rindo de todos. Não devolvem um centavo do que roubaram dos contribuintes e vão gozar a vida em iates, casas e apartamentos de luxo, bons hotéis e restaurantes badalados do mundo inteiro, com o dinheiro que furtaram da nação.

Essa impunidade não pode continuar e esse tipo de crime precisa ser combatido severamente.

A lei não pode ser branda com corrupto porque desmoraliza o país, inviabiliza o seu desenvolvimento e compromete a democracia.

 

 

Brasília, 04 de agosto de 2015